O ritmo acelerado dos dias atuais, somado aos prazos apertados, à competitividade acirrada do mercado e à necessidade de ter uma performance de alto desempenho são ingredientes que podem afetar negativamente o ambiente organizacional.
Por isso, tão importante quanto incentivar a produtividade é cuidar da saúde mental no trabalho. As cobranças sempre chegam e dar suporte aos profissionais da empresa é garantir que a equipe reagirá bem nos momentos de pressão.
A saúde mental no trabalho tem preocupado gestores dos mais diversos ramos da indústria, comércio e serviços. E não é para menos, já que dados da Organização Mundial da Saúde indicam que a perda de produtividade gerada por depressão e ansiedade tem para a economia global um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano.
Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros.
Considerando esse cenário, fica evidente o quanto é importante que as organizações desenvolvam programas e estratégias para melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho. Mas para conseguir isso é necessário sair do senso-comum e pensar em ações realmente efetivas, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.
Comments