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Efeito pós pandemia na área de recursos humanos

Atualizado: 28 de mai. de 2021


No pós-pandemia, perguntas surgem a respeito do funcionamento de inúmeros segmentos. Nesse contexto, algumas previsões aparecem sobre o futuro do RH. Afinal de contas, já é possível obter respostas precisas sobre o que vai funcionar nos próximos anos?


As consequências ainda não podem ser completamente dimensionadas, mas podemos dizer que os meses de pandemia aceleram mudanças que já estavam em curso, como as transformações nos hábitos e rotinas não só de consumidores, mas também de gestores e colaboradores das empresas.


Se o trabalho remoto realmente se tornar uma realidade na maior parte das organizações, a tecnologia vai precisar ser usada ainda mais pelos RHs.


A internet será o veículo usado não apenas para as atividades profissionais e o controle de ponto e frequência, mas também para manter o engajamento e promover relacionamentos de qualidade entre equipes e gestores.


Uma questão bastante evidenciada pela pandemia do novo coronavírus e que tende a se manter no “novo normal” é a necessidade do cuidado com os profissionais, especialmente com a sua saúde mental.


O medo e a incerteza fizeram com que quadros de ansiedade e depressão aumentassem durante a quarentena que, além de comprometerem a vida pessoal do funcionário e até sua saúde física, podem levar à queda de produtividade.


No entanto, para manter esse “novo normal”, as empresas e, sobretudo os RHs, vão precisar ficar por dentro das leis trabalhistas para garantir a correta adequação, além de encontrar maneiras de continuar mantendo os cuidados com a saúde física e mental dos profissionais a distância.


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