PLANEM ENGENHARIA
Gerente Geral Administrativo Financeiro Sênior
dezembro de 2011 - até o momento - 9 anos e 6 meses
Gestão e desenvolvimento de atividades para melhoria de performance das áreas corporativas Administrativa e Financeira (Fiscal, Contábil, RH, TI, Jurídico e ISO). Liderança das áreas Financeira e Administrativa, abrangendo corporate finance, bancos, fluxo de caixa, tesouraria, seguros, RH/DP, contratos, frota, serviços terceirizados e outras atividades pertinentes. Conquista de qualidade nos serviços prestados aos clientes internos/externos e redução de despesas sem perda da eficiência operacional, economizando R$ 15 milhões. Elaboração e acompanhamento de planejamento financeiro/estratégico e confecção dos relatórios gerenciais de estratégia e de ação para presidência/sócios, com reuniões mensais. Implantação e manutenção de processos/normas da ISO 9001:2015, economizando R$ 1 milhão. Gerenciamento financeiro, administrativo e de RH, efetuando planejamento orçamentário financeiro e tributário, contábil, fiscal e tesouraria. Revisão de despesas e relacionamento com bancos/seguradoras, RH/DP, com implantação do e-Social, Jurídico, Seguros, TI, Facilities, e suporte aos sócios diretores. Negociação de acordo trabalhista (2019), com redução de 60% (R$ 410 mil) e realização do planejamento tributário conforme legislação vigente (1º trim/2020), economizando R$ 1,1 mio no recolhimento de impostos federais. Negociação do acordo de processo civil (4/2020), com redução de 42% (R$ 170 mil) e negociação do processo trabalhista (7/2020), reduzindo 45% (R$ 250 mil de ex-colaborador). Renegociação de dívida ativa (8/2020) de 15 anos (processos judiciais e dívidas) com a Procuradoria Geral Nacional da Fazenda, débito de INSS de R$ 710 mil e fechamento de acordo com 50% desconto (R$ 350 mil parcelado), obtendo grande economia no fluxo de caixa.
CI Intercâmbio e Viagem
Gerente Administrativo Financeiro Sênior
fevereiro de 2009 - dezembro de 2011 - 2 anos e 11 meses
Suporte à diretoria da área Comercial e aos sócios diretores com informações precisas na reestruturação de filiais, possibilitando redução de custos, incremento de negócios e economia R$ 300 mil/ano (2010/2011). Controle de gestão empresarial e desenvolvimento de sistemas para suporte/solução de problemas nas áreas Financeira, Administrativa e Comercial, com economia de R$ 800 mil (2010/2011) na revisão de despesas e aumento de produtividade. Implantação do RH, fechamento de câmbio na compra de moedas estrangeiras, investimentos em instituições de 1ª linha e relacionamento com bancos/companhias de seguros para negócios, economizando R$ 650 mil/ano. Responsável pelo fluxo de caixa, tesouraria, seguros e contratos, bem como elaboração/acompanhamento de planejamento financeiro e estratégico, com diminuição de gastos na ordem de R$ 100 mil/ano. Atuação na área de RH e implantação da Gestão de RH, envolvendo áreas de Recrutamento & Seleção, Benefícios, Treinamento & Desenvolvimento, Comunicação Interna e Remuneração. Reformulação de processos e implantação do ERP de RH (Presence Micropower), economizando R$ 550 mil (2009).
GRUPO TONIATO & EBAMAG
Gerente Administrativo Financeiro Pleno
outubro de 2007 - janeiro de 2009 - 1 ano e 4 meses
Reestruturação do Grupo Toniato e Ebamag nas áreas Operacional, Comercial e Administrativa Financeira e revisão de recursos, elaboração de processos internos/normas, logística, transporte, relacionamentos entre áreas, identidade do grupo e treinamento aos sucessores, gerando otimização das tarefas operacionais e redução de gastos desnecessários. Implantação de Controle Orçamentário, Gestão Empresarial e equipe comercial, envolvendo contratação dos profissionais de mercado para montagem de equipes/setores. Redução de custos operacionais/despesas de R$ 500 mil/ano e montagem do Planejamento Estratégico Comercial, aumentando faturamento da filial Cumbica em mais de 37% na recuperação de clientes e conquistas de novos, com resultado positivo no fluxo de caixa de R$ 1,2 mio (2010). Implantação, regularização e reestruturação da filial SP, além da revisão e criação de novos e de todos os processos administrativos, financeiros, operacionais, comerciais e de TI. Atualização de normas/procedimentos, implantação e treinamento de colaboradores, economizando R$ 300 mil (2010). Corresponsável pelo planejamento estratégico do grupo até 2010, desenvolvimento de KPIs e implantação no sistema de TI na filial Cumbica. Estudo e planejamento de viabilidade econômico-financeira e mercadológica da abertura de novas filiais e sua implantação.
GRUPO SIDE - Multiserviços
Gerente Administrativo Financeiro Pleno
agosto de 2005 - setembro de 2007 - 2 anos e 2 meses
Gestão administrativa financeira nas áreas de RH/DP, Contabilidade, Fiscal e Faciliteis, com revisão de processos internos e alteração do fluxo de tarefas, obtendo aumento de eficiência e economia de R$ 190 mil.
Porto Seguro
Gerente Geral
abril de 2001 - julho de 2005 - 4 anos e 4 meses
Administração geral da empresa Porto Seguro Alarmes Monitorados (Grupo Econômico Cia Porto Seguro Gerais), reestruturando empresa deficitária para posição de superávit, com lucro anual de R$ 2 mio. Aumento da carteira de clientes de 1 mil para 5,5 mil contratos e crescimento do faturamento (3 anos), de R$ 4,5 milhões para R$ 15 milhões. Responsável pela abertura das filiais de Campinas, São José dos Campos com crescimento dos negócios e aumento da equipe de 110 para 450 colaboradores. Reversão da margem líquida negativa em 2001 (3 anos), atingindo 8% a.a.
SOMOS Educação
Gerente Administrativo
janeiro de 1998 - março de 2001 - 3 anos e 3 meses
Responsável pelas áreas Administrativa e de Recursos Humanos, gerenciando equipes de suprimentos, frota, seguro, manutenção e TI. Revisão de processos internos com equipe para economia, proporcionando R$ 370 mil/ano nas atividades diárias. Atuação no RH como responsável pela gestão de equipe e Benefícios, com contrato de terceirização do restaurante, gerando qualidade a custo compatível no fornecimento de almoços/lanches.
MUFG
Gerente Corporate Comercial
março de 1988 - dezembro de 1997 - 9 anos e 10 meses
Atuação inicial (em SP) como auxiliar de gerência e posteriormente, subgerente e gerente comercial, trabalhando na área de Corporate (grandes contas de clientes multinacionais e nacionais). Transferência para atuação na filial RJ, com responsabilidade por 5 gerentes do corporate dessa filial e reporte à diretoria executiva. Gestão da carteira de negócios com clientes multinacionais como Shell, Coca-Cola, Pepsi-Cola, Texaco, HP, Unisys, IBM, Grupo Ipiranga, Petrobras e outros junto ao BNDES, financiamentos de curto e longo prazo, importação, etc. Administração da carteira de empréstimos, câmbio, investimentos em moeda estrangeira/nacional e operações de atacado de USD 680 milhões.
Mercantil do Brasil
Gerente Comercial
março de 1978 - fevereiro de 1988 - 10 anos
Meu 1º emprego iniciando com o cargo de office boy e ao longo do tempo fiz carreira até chegar no cargo de Gerência Comercial. Trabalhei em diversos setores dentro do BMB entre eles, Investimento, Empréstimos, Captação de Clientes, Contadoria, Auditoria, Caixa, Contabilidade, e depois na Gerente Comercial atendendo pessoas jurídicas e físicas, clientes grande e de pequeno porte na área de varejo e midle market. Atuei em 07 agências na região da grande São Paulo.